PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O QUE SÃO AS AGÊNCIAS?
Atualmente muitos empreendedores procuram por agências de publicidade e propaganda para ajuda-los a divulgar seu negócio, isto porque, esses profissionais conhecem bem o mercado, o que lhes permitem traçar estratégias eficazes. 

Mas na prática, você sabe qual o papel das agências? Preparamos um artigo para que você conheça as funções e seus setores e tenha clareza na hora de tomar a sua decisão. 

Publicidade e Propaganda - Um breve conceito

Publicidade: Não se sabe ao certo quando surgiu o termo publicidade, mas claramente nunca esteve tão presente quanto nos dias atuais. Mas, nas áreas de administração, marketing e negócios refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial, visando divulgar empresas, produtos e serviços.

Propaganda: Já a propaganda é uma atividade tão antiga quanto os primeiros relatos da humanidade, uma vez que visa influenciar e convencer determinado “público-alvo” a um propósito específico. Foi muito utilizada em guerras, quem não conhece o "cartaz do Tio Sam"? Utilizado na primeira guerra mundial para recrutar soldados americanos. 
O que é uma agência de publicidade e propaganda? 

Basicamente, uma agência de publicidade e propaganda é responsável por planejar, criar, executar/divulgar e diagnosticar campanhas publicitárias para outras empresas. 

Sua principal função é utilizar de seus conhecimentos sobre o mercado para traçar estratégias específicas, afim de atingir um objetivo, seja ele divulgação da marca, serviço ou produto.

Quais os departamentos e funções de uma agência?

Lógico que os departamentos de cada agência dependem muito do tamanho da empresa e estrutura, no entanto, entre todas elas há alguns setores em comum. 

Administrativo:
É um setor que não diz respeito necessariamente ao cliente, já que nesta área os funcionários são responsáveis por todos os procedimentos legais da agência, como exemplo, toda a parte gestão de pessoas e contratos. 

Atendimento/Atendimento Publicitário: 
O atendimento será o primeiro contato entre a agência e o empreendedor/empresa. É neste setor que acontece a captação de novos clientes e a manutenção do relacionamento entre a agência e a empresa.  Já no atendimento publicitário é onde surge o briefing (escopo do trabalho/primeiras ideias das campanhas passadas pelo empreendedor/empresa). Em agências menores, estes dois setores podem facilmente serem unidos. 

Financeiro e Orçamentista: 
O financeiro também é um setor interno da agência, responsável por pagamentos, recebimentos, emissão de boletos e notas fiscais. Já o orçamentista é responsável pela emissão de proposta para clientes e levantamento de custos de campanhas publicitárias. 

Tráfego: 
Esta é uma área menos comum em pequenas agências, porém muito importante na organização dos processos internos e dos setores. 
Sua principal função é otimizar os processos internos e os setores da empresa, garantindo mais agilidade e eficiência em cada etapa a ser cumprida para a entrega de uma campanha, como exemplo, dividir as tarefas entre os setores, organizar os fluxos de trabalho e definir prazos.

Planejamento: 
A área de planejamento é quem discute o briefing e realiza todas as pesquisas, coletas de informações e como executar a campanha publicitária. 
Sem planejamento é impossível entregar uma campanha adequada que atinja os objetivos determinados. 

Mídia: 
Este setor é responsável por definir quais os melhores canais para anunciar, de acordo com o objetivo estipulado anteriormente. Um bom plano de mídia é indispensável para atingir o objetivo da campanha, além de poupar o empreendedor/empresa de investir nos canais de comunicação desnecessários. 
Em agências menores, este setor pode se juntar com a área de planejamento, uma vez que um sucede o outro. 

Criação:
A equipe de criação é quem possibilita que as ideias saiam do papel e se concretizem, ou seja, são os profissionais que criam todos os materiais e as artes que serão utilizadas naquela campanha. Por exemplo, publicação de mídias sociais, criação de papelaria (panfletos, folders e banners), vídeos, embalagens, brindes, entre outros. 
Normalmente, é nesta área onde encontram-se o maior número de pessoas da agência, já que são quem de fato executam. Por isso, em muitos casos, neste setor há uma subdivisão, tanto pelo fato de demandar tempo pelo volume de trabalho, quanto por ser uma área muito abrangente e necessitar de colaboradores específicos para cada peça publicitária.

  • Diretor de criação: é quem aprova e supervisiona as criações, orientando as equipes e coordenando o ritmo de trabalho;
  • Redator: é responsável pela criação de todo conteúdo, como títulos, textos de blogs, slogans, roteiros de vídeos, textos de publicações, entre outros. Além disso, realiza pesquisas de palavras-chave para os textos e garante que toda a comunicação escrita siga o mesmo padrão e esteja adequada ao público-alvo;
  • Design: é quem desenvolve os projetos gráficos, layouts e identidade visual;
  • Produtor audiovisual: é responsável por desenvolver (gravar e editar) os vídeos;
  • Diretor de campanha: não necessariamente existirá uma equipe ou um responsável por esse setor em todas as agências, porém é quem aprova, acompanha e realiza todas as análises e diagnósticos da campanha enquanto estiver em circulação. Também é quem realiza a análise de desempenho de cada cliente. 

Afinal, não existe regras, nem “receita de bolo” para o funcionamento de uma agência de publicidade e propaganda, na prática cada uma irá funcionar de acordo com seus clientes e demanda. Isto, é apenas um resumo, para que possam entender como é o funcionamento básico de trabalho. 

Então, vale a pena contratar uma agência de publicidade e propaganda? 

Agora que já analisamos todos os setores e funcionamento de uma agência, cabe ao empreendedor decidir a necessidade de se contratar o serviço de agenciamento de publicidade e propaganda, levando em consideração sua estrutura empresarial e o custo-benefício do serviço. Na maioria dos casos, o custo de uma equipe interna de marketing é muito superior ao valor de um agenciamento.

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08 mai., 2020
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